Fazendo uma análise geral dos filmes indicados e onde eu apostaria. É complicado porque não tenho tanto conhecimento sobre a Academia e seus critérios, o que tenho é especulação, mas mesmo assim acho legal colocar.
Little Miss Sunshine - ***** - queridinho dos festivais independentes, excelente comédia, a Kombi amarela é um toque de gênio, a fotografia acompanha o xodó durante todo o filme, cores fortes em mundo meio "amarelado". Muito bom, porém, não leva, é muito simples e pouco "emocional" para o Oscar.
The Departed - ***** - Scorcese é meu ídolo, apesar de Gangues de NY ser chato e comprido demais, merece finalmente um Oscar, apesar de eu achar que O Aviador era melhor e merecia 2005 (é né?). Tem muitas chances apesar de Academia parecer não gostar do diretor. Destaque para o trio de protagonistas, principalmente Jack Nicholson, pra variar, genial.
The Queen - ***** - Seria uma bela surpresa. Um filme que mexe com nosso voyerismo, nossa vontade de saber da vida de pessoas que nunca está "realmente" exposta. Uma fotografia documental, trilha sonora discreta e atuações impecáveis, quase um documentário. Helen Mirren tem que ganhar.
Babel - **** - Alejandro González Iñárritu faz um trabalho [excelente] visualmente equivalente ao outro filme seu que assisti, 21 gramas, mas peca pelo melodrama no final e pelo simpes resultado fraco da ligação entre as histórias. Motagem excepcional, com fluidez. Destaque para atuação da japonesinha que não sei o nome, que além de tudo sai prejudicada por sua história ser a menos "organicamente" ligada ao resto do filme. Tem mais possibilidade do que The Queen e Little Miss Sunshine, mas não seria minha escolha.
Letters from Iwo Jima - [] - o único que não vi, Clint Estwood é amado pela Acadêmia, é o único que pode desbancar de cara Scorcese por esse fator, mas não posso analisar o filme, né
Em suma, Estwood ou Scorcese, acredito que levam, nesse caso, acho que melhor filme fica com Iwo Jima e direção fica com Departed, mas, posso errar já que ainda não vi Iwo.
domingo, fevereiro 04, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Eu também não assisti o Cartas de Iwo Jima, mas parece que é a sina do Scorcese fazer filmes bons e esbarrar em algum filme espetacular no oscar.
Em 2005 foi o Senhor dos Anéis que levou a estatueta do aviador? Não lembro.
De qualquer maneira, eu aposto no Eastwood. A Academia sempre teve uma queda por filmes grandiosos (de guerra ou não).
Enviar um comentário